17/07/07

Diofanto

Diofanto de Alexandria é considerado o maior algebrista grego. Na história da Aritmética que este autor desempenha um papel semelhante ao que Euclides (360-295 a. c.) tem na Geometria e Ptolomeu (85-165) na Astronomia.
À semelhança de outros matemáticos, pouco se sabe relativamente à sua vida. Desconhece-se a data precisa em que Diofanto nasceu. No entanto, através da leitura dos seus escritos é possível marcar limites temporais que permitem situar a vida deste autor entre o século II a. c. e o princípio do século IV da nossa era. Conforme um epigrama Grego, escrito no fim do século III ou do princípio do século IV, Diofanto teria vivido 84 anos. A sua vida é tão misteriosa como o enigma que, a seu propósito, chegou até nós.


Epitáfio


“Caminhante!Aqui jazem os restos de Diofante.Os números podem mostrar, oh maravilha, a duração da sua vida, cuja sexta parte constou da encantadora infância.Tinha passado mais uma duodécima parte da sua vida quando lhe apareceu a barba.A partir daí, a sétima parte da sua existência passou-a num matrimónio sem filhos.Passou um quinquénio mais quando o fez feliz o nascimento do seu primogénito.Este entregou o seu corpo e a sua encantadora existência à terra, tendo vivido metade do que seu pai viveu.Quanto a Diofante desceu à sepultura com profunda mágoa, tendo sobrevivido apenas quatro anos a seu filho.Diz-me, caminhante, quantos anos viveu Diofante até que a morte lhe chegou.”

Rafaela Cunha, Nº 17, 7ºE