17/07/07

Evarist Galois

Galois nasceu em 1811, na cidade de Bourg-la-Reine, França, numa família de classe média. Aos doze anos ele ingressa na escola e começa a mostrar as suas afinidades com a matemática e a política.
Os anos vão passando e Galois vai se aprofundando mais e mais na política, revelando o seu lado republicano. Ele vai ensaiando o ingresso na Écòle Polytechnique, fundada por Napoleão. Prepara-se para as provas mas não consegue passar – Galois tinha 16 anos.
A sua reprovação não impede de tentar mais uma vez. Ele decide estudar com afinco, sem deixar de participar da sociedade “Amigos do Povo” e das aulas como aluno-ouvinte na Polytechnique. Estas aulas ajudaram-no a formular a teoria que estava a descobrir – a Teoria dos Grupos.
Aos dezoito anos de idade, Galois tomou um rumo definitivo. Uma série de acontecimentos infelizes surgem na sua vida: a segunda e última frustrada tentativa de entrar na Polytechnique, a paixão por uma mulher infame, o suicídio do seu pai e a recusa da publicação de seus estudos por serem considerados “obscuros”. A partir daí, larga os seus estudos e começa a agredir as instituições, chegando a ser preso várias vezes.
Evarist Galois morreu em 30 de Maio de 1832 aos vinte anos de idade, num duelo de armas de fogo, ao tentar salvar a honra da sua amada.


Rafaela Cunha, 7ºE, Nº17