21/10/06

A matemática no dia-a-dia

A Matemática está presente na vida quotidiana dos cidadãos, por vezes de forma explícita e por vezes de
forma subtil. No momento em que abrimos os olhos pela
manhã e olhamos a hora no despertador, estamos a “ler”
na linguagem matemática, exercitando a nossa
abstração e utilizando conhecimentos matemáticos que
a humanidade levou séculos para construir. É quase
impossível abrir uma página de jornal cuja compreensão
não requeira um certo conhecimento matemático e
um domínio mínimo da linguagem que lhe é própria: percentagens,
gráficos ou tabelas são necessários na descrição
e na análise de vários assuntos. Na sociedade
actual, a Matemática é cada vez mais solicitada para
descrever, modelar e resolver problemas nas diversas
áreas da actividade humana. Um médico que interpreta
um eletrocardiograma está a utilizar um modelo matemático; ao dar um diagnóstico, está a utilizar o raciocínio matemático e conhecimentos de estatística.
Um pedreiro utiliza um método prático para construir
ângulos rectos que já era empregado pelos egípcios
na época dos faraós. Uma costureira, ao cortar uma
peça, criar um modelo, pratica a sua visão espacial e resolve
problemas de geometria.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.(2004).Explorando o ensino da matemática. Artigos. Volume I. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17169, acedido em 21/10/2006

17/10/06

Teorema de Pitágoras - 8º Ano






Diverte-te demonstrando o Teorema de Pitágoras no seguinte site:
http://www.ies.co.jp/math/products/geo2/menu.html