20/12/08

"Matemática (...) grande necessidade humana"

Matemática é uma ciência que foi criada a fim de contar e resolver problemas com uma razão de existirem.
A Matemática foi, é, e será uma grande necessidade humana. Os nossos ancestrais também necessitavam de conhecimento para poder comunicar, comerciar e trocar. Desde aí, os princípios básicos do início da Matemática foram-se aperfeiçoando. Poucos milénios a.C. a inteligência humana desenvolveu-se mais, e a necessidade de uma ciência complicada para resolver desde os mais simples problemas até grandes vendas também.
Adição, subtracção, multiplicação, divisão, raiz quadrada, potência, fracções, razões, equações, inequações, termos, leis, conjuntos, etc, todos esses princípios e centenas de milhares de outros estavam dentro da ciência complexa, difícil, explicável e lógica que se chamava Matemática.

Rafaela Cunha 9ºD Nº17

Fractais e o infinito

Esta imagem foi gerada utilizando fractais através da infinita repetição de padrões semelhantes. Cada pequena parte é semelhante ao todo.

Os fractais podem apresentar uma infinidade de formas diferentes, não existindo uma aparência consensual. Contudo, existem duas características muito frequentes nesta geometria:
Complexidade Infinita: é uma propriedade dos fractais que significa que nunca conseguiremos representá-los completamente, pois a quantidade de detalhes é infinita. Sempre existirão reentrâncias e saliências cada vez menores.
Auto-similaridade: um fractal costuma apresentar cópias aproximadas de si mesmo no seu interior. Um pequeno pedaço é similar ao todo. Visto em diferentes escalas a imagem de um fractal parece similar.



A imagem ao lado ("A Curva de Koch") é um exemplo geométrico da construção de um fractal. Um mesmo procedimento é aplicado diversas vezes sobre um objecto simples, gerando uma imagem complexa. Cada pedaço da linha foi dividido em 4 pedaços menores idênticos ao pedaço original, sendo cada um deles 3 vezes menor que o tamanho original.
Clica aqui para obteres mais informação sobre fractais.

Etiquetas: