16/02/07

Pitágoras

Pitágoras (do grego Πυθαγόρας) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos pelos anos de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu provavelmente em 497 a. C. ou 496 a.C. em Metaponto.A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois sua mãe ao consultar a pitonisa soube que a criança seria um ser excepcional.Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega chamada em sua homenagem de pitagórica.

Rafaela Cunha nº 17, 7º E

História da raiz quadrada

Antigamente, os matemáticos escreviam a palavra “raiz” ou “lado” para designar a raiz quadrada. Mais tarde, durante a idade média utilizava-se a letra “R”, mas esta letra também era usada para designar outras coisas, como por exemplo, razão ou resposta (como ainda hoje se costuma fazer).
O símbolo que hoje utilizamos só surgiu em 1525 com Rudolff's Coss. Contudo, este era apenas um dos vários símbolos utilizados para designar a raiz quadrada.
Foi no século XVIII que o símbolo actual começou a ser utilizado mais fortemente. Foi também neste século que se começam a utilizar números naturais para designar raízes de grau superior a dois (raiz cúbica, quarta, etc.) e que se viu ainda surgir os expoentes negativos e fraccionários (estes últimos que também servem para designar as raízes).


Hélder Costa nº 8, 7º F
Paulo Barbosa nº 15, 7º F
Vilma Antunes nº 20, 7º E

O crivo de ERATÓSTENES


O Vítor Sá da turma D do 7º Ano encontrou no livro “Terríveis Matemáticas” um excerto sobre os passos definidos por Eratóstenes para construir um crivo onde se definem os números primos inferiores a 100.

- Como se podem crivar os números? – quis saber Alice.
- Da forma que o grande sábio grego Eratóstenes fez no século III aC. Para o veres, vamos aplicar o seu crivo aos números de um a cem. – disse Charlie, procurando na sua jaqueta antiquada e tirando um lápis mordiscado. Inclinou-se sobre o inconsciente zero e começou a escrever os números na superfície branca do seu anverso. Ao fim de uns minutos, tinha completado a lista dos cem primeiros números.

- Deixaremos o um de parte por ser um número muito singular. Não se inclui na lista dos primos que, como sabes, só são divisíveis por si mesmo ou pela unidade. Mas, no caso do um, o número e a unidade são a mesma coisa, sendo portanto, em certo modo, ainda menos primo.

- Do um chegamos ao dois. O dois é evidentemente primo, já que não tem nenhum divisor; por isso, rodeamo-lo com um circulozinho. É, de facto, o único número primo par; todos os outros primos são ímpares, dado que todos os pares são divisíveis por dois. E isto indica-nos qual há-de ser o primeiro golpe de crivo: eliminar todos os pares menos o dois.

- Agora, passamos ao seguinte, o três; rodeamo-lo com outro circulozinho e eliminamos da lista todos os seus múltiplos, que vão de três em três.
- Estou a ver. A seguir fazemos o mesmo com os múltiplos de quatro.
- Não é preciso - replicou o Charlie – porque já o eliminamos como múltiplo de 2, e todos os múltiplos de quatro são também de dois. Passamos ao número seguinte não riscado, que é o 5…
- Rodeamo-lo com um circulozinho e riscamos todos os múltiplos de 5, que vão de cinco em cinco – concluiu a Alice.
- Exacto. Metade dos múltiplos de cinco já os tinhamos riscado: são os terminados em zero, que também são múltiplos de dois. Continuemos…
- O seis já está riscado, Aliás, duas vezes.
- Claro, porque é simultaneamente múltiplo de dois e de três. Assim, passamos ao sete. Marcamo-lo e riscamos os seus múltiplos.
- Que vão de sete em sete.
- E já está o nosso crivo. Todos os que ficaram por riscar são primos.
- Porque paramos no sete? – perguntou a Alice – Não deveríamos seguir com o 11, que é o número seguinte sem riscar?
- Não é preciso – respondeu Charlie – Como 100 = 10 x 10, qualquer número menor do que cem que tenha onze como divisor terá outro divisor menor do que dez, portanto já riscamos todos os outros múltiplos de onze… Aí tens os vinte e cinco primeiros números primos, menores do que cem.

2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89 e 97

Segue as pistas da Alice e do Charlie e constrói o teu próprio crivo.

Eratóstenes

Eratóstenes (do grego Ερατσσθένης) foi um matemático, geógrafo e astrónomo grego. Os seus contemporâneos apelidaram-no de Beta porque o consideravam o segundo melhor do mundo em vários aspectos. nasceu em Cirene, Grécia, em 276 aC e morreu em Alexandria, provavelmente, em 194 aC.
O sábio passou boa parte da sua vida em Alexandria. Em 236 aC, foi escolhido como director da famosa Biblioteca da Alexandria. Em 255 aC, criou a esfera armilar, calculou com bastante precisão, para a época, a distância da Terra ao Sol.
O seu contributo para a Matemática, está no Crivo de Eratóstenes: um método simples e prático de se encontrar números primos até um certo valor limite.

Pedro Carvalho, 7º D

Descartes e a Matemática


Descartes é um dos grandes matemáticos de todos os tempos. Ele foi um dos fundadores da geometria analítica: a geometria passou a beneficiar da linguagem da análise, mais fácil de trabalhar e, por outro lado, a análise ganhou com o suporte intuitivo fornecido pela geometria.
Foi no decorrer do ano de 1637 que Descartes concluiu o Discurso do Método acompanhado de três anexos, o último dos quais A Geometria. Escrita com a intenção de ilustrar matematicamente as considerações filósofas gerais do Discurso do Método relativamente ao método científico, A Geometria é a única obra matemática publicada pelo filósofo e matemático, ocupando uma centena de páginas.
Foi Descartes quem, imaginando o sistema de coordenadas de um ponto, construiu as bases da Geometria Analítica. Referimo-nos ao Referencial Cartesiano, que estudamos nas aulas de Matemática.

Bárbara Cordeiro, 7º A

Onde não existe MATEMÁTICA?


Certamente já perguntaste a ti próprio se existe algo que não tenha Matemática! Pois se ainda não tinhas encontrado a resposta, o jornal da escola, dá-te uma ajuda. Tudo tem Matemática!
Muitas vezes, dizes que não gostas de Matemática mas se pensares bem, a todos os minutos que passam estás a praticar Matemática: quando jogas à bola, estás a praticar Matemática; quando escreves, estás a praticar Matemática; enquanto tomas o pequeno-almoço, estás a praticar Matemática, etc.
Provavelmente, também já pensaste em quê que a Matemática te poderá ajudar no futuro! Pois, novamente o jornal da escola tem uma resposta para ti! A Matemática ser-te-á indispensável para o teu futuro. Para orientares o teu orçamento salarial é necessário fazer cálculos matemáticos, para fazeres qualquer compra deves calcular e optar por um produto que tenhas possibilidade de comprar.

Como vês, a Matemática vai estar sempre presente na tua vida.

Rita Ferreira 7º C

Pedro Nunes: Matemática, astronomia,..


Olá,
Encontras muita informação sobre Pedro Nunes no seguinte site: http://web.educom.pt/500anos-pedro-nunes/ .

Atiça a tua curiosidade!